O que é cárie?

 

Nossa boca é um ambiente que vivem muitas bactérias. Elas se acumulam nos dentes e formam a placa bacteriana (a placa também contém saliva, restos de alimentos e outras substâncias naturais). 

As bactérias fermentam os açúcares e os carboidratos dos alimentos que ingerimos. A fermentação resulta em ácidos que desmineralizam o esmalte dental (superfície que recobre o dente).

Essas desmineralizações criam cavitações pequenas e que a princípio são invisíveis e assintomáticas. Porém com o avanço dessas lesões, as cavitações podem aumentar e aparecer alguns sintomas como: sensibilidade a bebidas, doces e alimentos quentes ou frios. 

A cárie também tem como fatores de risco aspectos ambientais e comportamentais. Vários estudos mostram a associação entre cárie e a escolaridade, nível socioeconômico, renda, expectativa de vida, comportamentos relatados de saúde e estruturas dos serviços de saúde bucal... Aspectos que partem de uma estrutura social para a biológica.

Consulte sempre o cirurgião dentista!

Referências: DE MELO COSTA, Simone et al. Modelos explicativos da cárie dentária: do organicista ao ecossistêmico. Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada, v. 12, n. 2, p. 285-291, 2012.
MALTZ, Marisa et al. Cariologia: Conceitos Básicos, Diagnóstico e Tratamento Não Restaurador: Série Abeno: Odontologia Essencial-Parte Clínica. Artes Medicas, 2016.
"ODONTOGEST: Um olhar da gestação ao futuro bebê." Projeto integrador UNIFEB - Grupo Turmalina.
Docentes: Eliane Marçon Barroso e Fabiano Jeremias
Discente: Aline Roque, Antonia Rafaela, Beatriz Carboni, Caroline Castro, Felipe Belotti, Guilherme Hassan, Karina Rossi, Lara Vargas, Maria Eduarda Pimenta, Matthews Bugatti.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Apresentação!

Nomenclatura dental