O que é cárie?

 

Nossa boca é um ambiente que vivem muitas bactérias. Elas se acumulam nos dentes e formam a placa bacteriana (a placa também contém saliva, restos de alimentos e outras substâncias naturais). 

As bactérias fermentam os açúcares e os carboidratos dos alimentos que ingerimos. A fermentação resulta em ácidos que desmineralizam o esmalte dental (superfície que recobre o dente).

Essas desmineralizações criam cavitações pequenas e que a princípio são invisíveis e assintomáticas. Porém com o avanço dessas lesões, as cavitações podem aumentar e aparecer alguns sintomas como: sensibilidade a bebidas, doces e alimentos quentes ou frios. 

A cárie também tem como fatores de risco aspectos ambientais e comportamentais. Vários estudos mostram a associação entre cárie e a escolaridade, nível socioeconômico, renda, expectativa de vida, comportamentos relatados de saúde e estruturas dos serviços de saúde bucal... Aspectos que partem de uma estrutura social para a biológica.

Consulte sempre o cirurgião dentista!

Referências: DE MELO COSTA, Simone et al. Modelos explicativos da cárie dentária: do organicista ao ecossistêmico. Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada, v. 12, n. 2, p. 285-291, 2012.
MALTZ, Marisa et al. Cariologia: Conceitos Básicos, Diagnóstico e Tratamento Não Restaurador: Série Abeno: Odontologia Essencial-Parte Clínica. Artes Medicas, 2016.
"ODONTOGEST: Um olhar da gestação ao futuro bebê." Projeto integrador UNIFEB - Grupo Turmalina.
Docentes: Eliane Marçon Barroso e Fabiano Jeremias
Discente: Aline Roque, Antonia Rafaela, Beatriz Carboni, Caroline Castro, Felipe Belotti, Guilherme Hassan, Karina Rossi, Lara Vargas, Maria Eduarda Pimenta, Matthews Bugatti.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Apresentação!

Ordem de irrupção dental